São Thomé das Letras - Frio e pinga de pimenta.

28/10/2015 15:10

 São  Thomé das Letras é uma cidade diferente de todas as outras as quais conheci. Um clima misterioso e esotérico toma conta da atmosfera das muitas atmosferas que lá existem. Para alguns a cidade é constantemente visitada por seres interplanetários, para outros a cidade tem um portal para Machu Picchu, o fato é que a cidade tem um público alternativo e seletivo. Caso você viajante/aventureiro tenha um tipo de pensamento conservador, que carrega alguns tipos de pré-conceitos estabelecidos pela sociedade passe longe de São Thomé, todavia, te garanto que irá deixar de vivenciar um lugar de incrível beleza.

Saindo de São Paulo existe um ônibus que leva até a cidade de Três Corações no sul das Minas Gerais. Como de praxe, viajei de madrugada. Meu ônibus saiu as 23:00 horas e dessa vez viajei sozinho, pelo menos sai de casa sozinho. São Thomé é a nona cidade mais alta do Brasil com 1291m de altitude e a viagem foi em Julho, clímax do inverno, o que mais tarde eu perceberia não ter sido uma boa escolha. O ônibus foi com uma galera muito animada. Uma turma tocando violão, outra tomando um vinho, bate papo, quando me dei por conta já não estava mais viajando sozinho. Até Três Corações foram aproximadamente 5 horas de viagem. 4 horas da manhã já estava na rodoviária esperando o outro bus que seguiria para a montanha. Não demorou a chegar e logo o ônibus estava superlotado, fui sentado no chão, exprimido, sem muita segurança, más acredito que nos feriados é uma prática normal e para ser honesto nem me preocupei muito, a ansiedade de conhecer essa montanha depois de tanto que me falaram sobre não deixava eu me preocupar muito com a precariedade da situação. Esse trecho foi percorrido em mais ou menos 1 hora, só subida e como estava de madrugada e sentado no chão nem pude ver a paisagem.

Cheguei ao alto da montanha por volta das 5 horas da manhã. Era impossível enxergar 1 metro a diante. Não sei bem o que era aquilo, um brother da cidade disse que estávamos no meio da nuvem, se de fato era eu não sei, só sei que era algo muito diferente. Já havia pago antes de viajar  camping do Cid. É um camping aconchegante, pequeno, com ducha quente e cozinha comunitária. Em Julho de 2012 paguei R$10 a diária. Fica a 10 minutos do centrinho principal, o terreno é aberto, porém São Thomé é um lugar onde não existem roubos e assaltos.

 A cidade é aconchegante e bonita. Existe uma cultura mística muito forte. Segundo os moradores locais lá existe uma incidência alta de aparições de óvnis, duendes e bruxas. Segundo a lenda local tem até uma gruta que sai de Machu Picchu. A ladeira do amendoim o carro sobe sozinho talvez pelo acúmulo e imã no topo da ladeira, enfim, coisas estranhas acontecem em São Thomé das Letras. Para aqueles que curtem misticismo é um roteiro imperdível.

A pirâmide é um caso á parte. Convidativa para virar a madrugada olhando as estrelas e depois contemplar o nascer do sol. O mirante do cruzeiro é uma opção para subir mais um pouco e ver a cidade de cima. Existem muitas cachoeiras, eu fui só na cachoeira da lua, sem carro é um roteiro que te faz sofrer de tanto andar. O centro da cidade é onde as tribos se encontram. As pingas artesanais são uma delicia, tem uma pinga de pimenta, 10R$ a garrafa e muito boa. As ruas são lotadas de hippie que vendem sua arte, mas cobram um preço meio salgado. No centro da cidade tem uma gruta (em frente a delegacia), é possível acessar seu interior ou subir por trás umas escadas e contemplar a cidade.

Existe um ônibus, estilo aqueles escolares amarelos antigos (muito antigo) típico dos filmes norte-americanos que levam os turistas aos principais pontos turísticos. O valor era de R$10 e faz os principais atrativos, para quem está na cidade sem carro é uma alternativa.

Infelizmente minha trip foi abreviada. Minha barraca rasgou devido as rajadas de vento, não me perguntem como, o fato é que foi apenas um contribuinte uma vez que não estava conseguindo aproveitar a cidade em sua plenitude. Não que a cidade seja zoada, más, a expectativa foi tanta que me decepcionei. Na cachoeira da lua alguns hippies-capitalistas (contraditório) estavam cobrando R$5 para entrar. O “Ventania” faria um show no barzinho ao pé do cruzeiro e o valor era R$50 para entrar, muito mais caro que os shows dele aqui. A distância para os lugares que queria ir me impossibilitaram de ir na caminhada. Pretendo voltar de carro me mudar essa minha percepção. Realmente o ambiente é lindo, porém acredito ter ido na época errada do ano e despreparado para a montanha, ou seja, ela me venceu nessa primeira batalha.

 Dicas: 1) Levar roupas de frio é indispensável. Mesmo no calor acredito que no final do dia a temperatura deve abaixar consideravelmente visto que a cidade está no ponto máximo de uma montanha. 2) Caso vá acampar opte por barracas seladas para evitar os problemas que eu tive. 3) Caso tenha algum problema com algumas substâncias não aconselho esse roteiro. Maconha é consumida sem criminalização. Cogumelos alucinógenos também, então, mente aberta ao visitar San Tomé...

Hospedagem: Camping; Pousada e casas de aluguel. Você decide a melhor opção. O camping do Cid eu posso recomendar com a certeza de que irão gostar. Se for em um grupo o melhor e mais rentável é alugar uma casa.

Gastronomia: Existe as mais variadas. Desde restaurantes românticos a lanches de rua. Recomendo que reservem um dia para ir à pizzaria de pedra que fica na Praça Getúlio Vargas no centro. As bebidas artesanais são um caso a parte, não deixe de saborear a pinga de pimenta. A cidade possui algumas padarias e mercados, então é possível preparar onde estiver hospedado economizando uma graninha.

Transporte: Ir de carro é a melhor opção. Dentro da cidade é tranqüilo para se locomover a pé, entretanto, para as cachoeiras ter um carro é necessário. Para sair da cidade, durante o dia existem vários ônibus que descem para Três Corações. Para São Paulo tem um ônibus que parte de São Thomé nas noites de domingo direto para o Tiete.

Locais: No meu roteiro estava vale das borboletas, gruta do carimbado e ladeira do amendoim. Não alcancei nenhum dos 3.

 

Boa Trip!

 

 

Galeria de fotos: São Thomé das Letras - Frio e pinga de pimenta.

Contato