Pirapora do Bom Jesus.

30/11/2016 11:57
Estive com minha namorada em um passeio em Pirapora do Bom Jesus, cidade marcada pelo ponto em que o rio Tiete chega ao ápice de sua poluição, porém não é só isso que tem lá.
Sobre a cidade: Está mais para um vilarejo do que para cidade de fato. Muito pequena e com clima de interior, mesmo estando em uma área considerada metropolitana da cidade de São Paulo. O forte da cidade é o turismo religioso sendo segundo informações a segunda com maior número de romeiros, perdendo apenas para Aparecida do Norte. Metade de um dia é possível fazer tudo, e a outra metade sinta-se a vontade para ficar tomando uma breja geladinha na praça uma vez que não é muito aconselhável ficar na beira do rio, não por perigo más pela tristeza que invade o coração vendo toda aquela poluição.
A cidade possuí um mirante chamado de Portal dos Romeiros. Uma construção de pedras que fica do lado oposto do rio, bem de frente a praça principal e a igreja matriz. Vale a pena para tirar umas fotos. Após irmos ao tal mirante atravessamos o rio e fomos rumo a igreja.5 minutos andando. Eu e minha namorada temos algo em comum, para se conhecer uma cidade tem que ir na igreja "kkk" não por conta de fé, más gostamos de conhecer as igrejas, principalmente de cidades pequenas. Chegamos bem na hora que iá iniciar a missa, nem tava muito afim, más como a Márcia "minha namorada" pediu para participar foi o que fizemos. Aliás lembrando que o forte da cidade é o turismo religioso. Assistimos, depois fomos bater perna na cidade, atrás da igreja tem o museu do seminário, esse só abre aos domingos e estávamos lá no sábado, enfim, não conhecemos.
Como disse, não há muito o que fazer, é mais pelo clima agradável e por ser um passeio que saia da mesmice. Almoçamos em um dos vários restaurantes possíveis R$15 a feijoada, tomamos um sorvete de "Itu', gigantesco, fomos em algumas lojinhas, sempre tendo a questão da fé como tema principal, então as lojinhas são todas de artigos religiosos. Esse foi nosso tour por aquelas bandas, vale a pena para sair dos passeios padrões dentro da cidade de SP.

Como chegar: Fomos por transporte coletivo. Metrô até a estação Term. Butantã/ Ônibus direto para Pirapora. R$6,15 a passagem, 2h05min. Na volta pegamos um ônibus para a estação de trem de Barueri R$4,90 1hr de viagem.

Galeria de fotos: Pirapora do Bom Jesus.