Núcleo Pedra Grande - Horto Florestal.

25/01/2017 16:01

Na zona norte da cidade de São Paulo, mais especificamente no bairro do Horto Florestal, você tem a opção de ter contato com área verde e protegida, acesso a trilhas e a um parque preservado e bem cuidado. Nesse post você receberá algumas informações com relação a esse ponto turístico da cidade. Uma opção para aqueles que gostam de sair da mesmice, praticar uma boa caminhada e ter uma vista panorâmica e única da cidade de São Paulo.

Logo no portão de entrada existe uma bilheteria, isso porque a entrada ao parque não é livre. É cobrada uma taxa ao visitante de R$13 “estudantes e professores da rede pública estadual e municipal paga meia”. Taxa essa com o intuito manutenção local. Sobre esse ponto há concordância por parte de alguns, discordância por parte de outros, o fato é que sim: É necessário pagar.

O parque funciona somente aos sábados e domingos com exceção no período de férias escolares que seu funcionamento passa a ser diário. Dentro do parque não há nenhum tipo de serviço alimentício, sendo assim, é importante que o visitante leve suprimentos para passar o dia. O local possui banheiros na entrada e na área de pic nic que fica próximo ao lago, lago esse que fica a + ou – 5 km montanha acima, então, para se precaver, antes de começar a caminhada até o mirante da Pedra Grande ou ao lago é bom “se esvaziar”.

A trilha – Pedra Grande: Na verdade não é uma trilha e sim uma estrada asfaltada que leva da entrada do parque até o mirante da Pedra Grande. Seu percurso total é de aproximadamente 4,5 km o trajeto. Ida e volta totaliza + ou – 9 km. O trecho de ida é somente subida. Alguns pequenos trechos planos e prepare-se para subir novamente. A pior parte é uma subida íngreme em curva que existe no meio do trajeto onde testa a resistência do visitante. Consideramos ser uma caminhada de nível moderado para os iniciantes e fácil para aqueles que já possuem certa experiência em caminhadas. A navegação é muito tranquila. Como citada anteriormente, não chega a ser uma trilha e sim uma rua, bem larga. Basta se manter nela e não há problema nenhum. A única bifurcação será no alto da montanha onde o visitante escolhe entre ir para a Pedra Grande, seguindo o caminho asfaltado (esquerda) ou seguir reto pela continuação da estrada só que agora em terra que tem como destino final o lago também citado acima.

A Pedra Grande: Como o nome diz, é uma enorme formação rochosa em que você terá como vista panorâmica a cidade de São Paulo. A vista é bem similar a que você terá do Pico do Jaraguá, mesmo porque estão localizados um ao lado do outro. Em dias de sol forte uma grande camada de poluição toma conta da vista e você terá uma boa noção do ar que se respira na cidade de São Paulo. Após a forte subida, passar um tempinho ali sentado contemplando a maior capital do país se torna uma ótima pedida. No final da pedra, olhando para a cidade em seu canto direito, o visitante tem acesso a um pequeno museu que fala sobre a fauna e flora local e a outro pequeno mirante, este voltado para o Pico do Jaraguá.

Trilha para o lago: Voltando até a bifurcação e seguindo a estrada de terra, em aproximadamente 25 minutos de caminhada “trecho em descida”, o visitante chega ao lago, lugar propício para fazer o tal pic nic. Essa área também possui alguns brinquedos infantis, banheiro e bebedouro. Estando na Pedra Grande vale muito a pena esticar até essa atração e relaxar da boa caminhada.

Como chegar: Por transporte público, vá até a estação Parada Inglesa e de lá pegue o ônibus para o Horto. O local de desembarque será o ponto final, em frente ao parque do Horto Florestal. Para acessar o núcleo Pedra Grande suba pela rua lateral do parque, rua essa que tem seu final na entrada do núcleo Pedra Grande “na bilheteria”. Para voltar basta fazer o mesmo percurso ao contrário.

Dicas do que levar: No mínimo 1L de água; Lanches; Barras de cereais.

                               Tênis e roupas confortáveis. ”em dias de sol boné”.        

Maiores Informações estamos a disposição.

Boa Trip!

 

Galeria de fotos: Núcleo Pedra Grande - Horto Florestal.

Contato