Cananéia: Interior ou Litoral?

30/11/2016 11:47

Uma cidadela na ponta do litoral sul de São Paulo remete o viajante para um clima interiorano em pleno litoral Paulista. Para aqueles que estão acostumados com uma viajem de 50 min até o litoral partindo de São Paulo certamente estranhará quase 4 horas de viagem transformadas em 7  pelo fato da Régis Bittencourt estar travada devido ao feriado, porém, a raiva passada dentro do ônibus fica em segundo plano quando você chega nessa maravilha de cidade onde todos dão       bomdia! Boa tarde! Ou boa noite!

A viagem teve inicio na rodoviária do tiete e tirando o trânsito enorme na Régis foi sem maiores problemas. Uma paradinha rápida na rodoviária de Miracatu e BUM! Devia estar uma sensação térmica de 50graus. O motorista resolveu esicar as pernas. Miracatu é um vilarejo pequeno e aconchegante. Esta foi a impressão tida de dentro do ônibus, pois nem saímos da rodoviária, a essa altura Márcia e eu já estávamos derretendo.

Mais uma hora e meia de viagem e chegamos a Cananéia. O camping que ficamos na verdade não era um camping. Uma espécie de casinha de boneca feita pelo dono que não me recordo o nome más de uma simpatia fora do normal, assim como a maioria das pessoas na cidade. O nome do pico é Camping das Bromélias. Fica próximo a caravela (portal de entrada) de Cananéia, creio que não chega a 5 min andando. Banheiro individual dentro das casinhas e até 4 pessoas ficam super confortáveis, para um casal parece uma suíte do Hilton... Valor acessível, cozinha comunitária, sala de convivência bem jeitosinha. Nessa época o Palmeiras tava na série B e claro que tive que parar para assistir, pois, era o jogo do acesso. Tinha mais uma galerinha no camping que deve ter achado meio louco a gritaria, más o amor ao time é incondicional.

Sobre a cidade, vamos lá: O primeiro dia que chegamos demos uma voltinha por Cananéia mesmo. Lá é litoral, más não tem praia. Estranho né? Vou tentar explicar: Cananéia fica atrás da Ilha Cumprida, então um canal banha suas margens com muitos barcos parados esperando os turistas para irem para a Ilha do Cardoso, o verdadeiro ponto turístico da região. Sua “orla” é formada por casinhas coloridas o que da um clima de felicidade e paz. Tem muitas opções de restaurante com valores acessíveis. Nada como um jantar em um píer, clima de romance no ar. Cananéia tem tudo de fácil acesso, perto do camping das Bromélias tinha mercado e padaria e os restaurantes estavam a no Máximo 10 min. de caminhada. Opções variadas e para todos os gostos. Um ponto legal para visitar em Cananéia é a rua do artesanato, lá que compramos as lembrancinhas para nossas mamães. Não tem muito o que se fazer em Cananéia, ideal para descansar de verdade, sentar na orla e não fazer nada, apenas ficar contemplando a beleza do local.

No segundo dia levantamos cedo fomos caçar um barqueiro para atravessar o canal para a Ilha do Cardoso. Conseguimos rapidinho e com um valor super barato, 15R$ por pessoa "ida e volta" em pleno feriadão de proclamação da republica. Embarcamos... Márcinha não sabe nadar e nunca tinha andado de lancha, a primeira pergunta é: Tem colete salva vidas? A travessia leva o viajante a uma experiência fora do comum. Vários golfinhos acompanham as lanchas, realmente ficamos muito próximo a eles. Interação homem e natureza. A travessia deve durar uns 20 min. De lancha e o barqueiro já combina o horário que vai pegar a galera de volta, sempre na parte da tarde. Já tínhamos pago na ida e ficamos com medo do cara não voltar para buscar, a desconfiança é uma coisa muito complicada, nos acostumamos com esse péssimo hábito. O barqueiro chegou antes da hora.

Uma vez que já estávamos na Ilha do Cardoso fomos descobrir o que fazer. Sabíamos que havia um vilarejo lá e seria legal ter ido para conversar com os locais, interagir, gosto disso, más do ponto que estávamos na Ilha seria quase 3 horas de caminhada só para ir, então nem inventamos moda. Fizemos um passeio com uma guia por ali mesmo, fomos a um museu, muito legal por sinal com animais da ilha empalhados, um esqueleto de baleia “gigante” e sambaquis datado de 4000 anos a.C. O passeio foi rápido, 30 min. a um preço de 10R$ por pessoa. Na volta demos uma voltinha na orla, tava muito afim de dar um “tchibum”, más foi impossível. Uma enormidade absurda de águas vivas, como não tava a fim de me queimar nem salguei a alma. Hora do almoço, na parte norte da ilha haviam dois restaurantes, uma fila enorme nos dois, então escolhemos um ao acaso. Um valor fixo, 12R$ para um prato cheio, "muito cheio". Baratíssimo, todos sentam naquelas mesas tipo de refeitório escolar o que propicia uma relação interessante com outros viajantes. Depois do almoço descanso e bora voltar para Cananéia. Já em Cananéia fomos direto para o camping, jantamos miojão mesmo e capotamos. Quem for para Ilha do Cardoso conversa com o barqueiro para ir para a comunidade do Marujá, nós não fomos más acredito que tenha mais coisas para se conhecer do que a ponta norte. Boates dizem que até o Maruja são 2hrs de barco más que valem a pena.

Terceiro e ultimo dia: Nosso busão ia sair somente as 17hrs, então levantamos cedo, café da manhã tomado e atravessamos para a Ilha Cumprida de balsa “grátis”. Linda a travessia porque conforme a balsa vai se afastando podemos contemplar a orla toda colorida de Cananéia. Descendo na Ilha Cumprida, pegamos um ônibus, velho, más muito velho mesmo que faz o trajeto até a praia. É uma rua só, reta, não chega a dar 5min no bus, se não me engano era 2,40R$ más se tiver um tempo vá à pé. O final da rua dá na ponta sul da Ilha cumprida e por ali mesmo ficamos. Vários quiosques, paramos para comer uma porção de camarão por 19R$ porque ir para a praia e não comer camarão é o mesmo que não ter ido. Más não tinha muito também o que fazer, logo voltamos, tínhamos que arrumar as coisas para voltar para SP.

Dicas de viagem: 1) Para você que está pensando em ir para Cananéia pode faltar qualquer coisa na sua mala, menos repelente e mesmo assim não é garantia de nada. Mutucas e um danadinho chamado porvinha que faz um arregaço. Estávamos com pulseiras de citronela e mesmo assim um ou outro nos pegavam. Mutucas são grande, da pra ver e se esquivar, mas esse tal de porvinha é minúsculo, não se vê, apenas sente e como sente. 2) O camping das Bromélias é uma ótima opção, barato e divertido, pois, literalmente é uma casa de boneca um pouco maior além de ter tudo perto e por ficar afastado do centro de Cananéia 15min andando é tranqüilo, não tem barulho e nem muvuca. 3) Não contrate um serviço para a travessia sentido Ilha do Cardoso antecipadamente porque na hora é possível negociar com barqueiro e conseguir um preço bem inferior do que nas agencias. 4) Na Ilha do Cardoso não tem banco, então se programe financeiramente em Cananéia para evitar contra tempos, e cartão pode ser que esteja aceitando pode ser que não, pois, cai muito a energia na Ilha.

Passada essas informações, Boa viagem! E até o próximo relato.

Galeria de fotos: Cananéia: Interior ou Litoral?