Cachoeira Palomar - Juquitiba.

09/09/2017 09:53

Feriadão prolongado e nós sem muita grana no bolso para aproveitar os quatro dias em uma viagem longa, então, resolvemos fazer uma trip ao melhor estilo bate-volta e pela região de São Paulo.

Pesquisa daqui, pesquisa dali e decidimos ir à cachoeira do Palomar que fica em Juquitiba. Como iríamos de carro precisávamos de uma em que pudéssemos deixar o carro próximo e a Palomar era a ideal. Cachoeira grande, bonita, com um bom fluxo de água e o carro ficaria estacionado no inicio da trilha.

7 horas da matina já estávamos no ponto de encontro “Rudge Ramos” esperando um casal de amigos que viriam ao nosso encontro. Encontramos-nos e partimos para a região de Juquitiba pelo rodo anel até a Régis Bittencourt. O trajeto é sem maiores problemas, e o ponto de acesso à Palomar é no bairro Palmeiras em Juquitiba.

Uma vez nesse bairro nos dirigimos até a estrada do Soturno e rodamos por mais 2km até a entrada da trilha. Não existe segredo algum, basta se manter na estrada do Soturno, a principal. Nesses 2 km surgiram duas bifurcações que na verdade eram entradas para terrenos particulares, sendo assim basta permanecer na estrada. A entrada da trilha é marcada por uma placa e em frente existe uma tenda umbandista.

Como se pode imaginar, uma cachoeira com uma tenda umbandista em frente denotaria que na cachoeira existiria inúmeras oferendas aos Orixás e guias espirituais. E sim, de fato havia oferendas em demasia e é inevitável que não existam em cachoeiras que estejam próximas a cidades e sejam de fácil acesso. Alguns como Márcia e eu não nos importamos, outras pessoas se incomodam. O grande problema é o tipo de oferta deixada, garrafas quebradas, roupas ou algo que não seja natural realmente é complicado, porém entendemos que cada um tenha seus motivos e se alguém tem que questionar tais condutas esse alguém não sou eu, apenas cabe a mim respeitar, pedir licença e seguir minha jornada.

A trilha: Curta e fácil. Tão curta que nem gravamos no Wikiloc. Algumas árvores caídas fazem parte do trajeto, más a trilha é tão curta que nem dá para falar sobre. Ideal para aproximar crianças da natureza e uma ótima escola para ensiná-las como se portar nesse ambiente, recomendo que vá e leve as crianças, pois, a trilha tem todas as características da mata atlântica, porém com pouca duração.

A cachoeira: Após essa pequena travessia a cachoeira aparece de forma imponente em nossa frente. É até surreal, perto da civilização e com uma trilha curta, uma cachoeira dessa magnitude. Além de grande, a Palomar tem um fluxo de água forte, mesmo nessa época de pouca chuva o que torna especial a massagem natural. Outro aspecto interessante era que ao chegarmos, por volta das 10 da manhã, haviam muitos carros estacionados na entrada e achávamos que estaria lotada, más pelo contrário, só tínhamos nós e assim foi até o momento em que fomos embora.

É possível que você vá subindo os patamares da cachoeira. No primeiro é um enorme poço ideal para banho, o segundo ideal para tomar um sol, pois as copas das árvores já não sombreiam esse nível. A direita chegando à cachoeira tem outra trilha que segue para seu topo, porém, como havia algumas pessoas da tenda umbandista, aquela que fica na entrada, fazendo suas entregas, nós preferimos respeitar e não subir.

Algumas informações são importantes para visitar a Palomar:

1)    Sim, tem oferendas, e sim, você terá que passar ou estar em algum momento perto delas e se isso não lhe agrada é melhor nem ir.

2)    Sim, tem sujeira, uma porque o ser humano é porco e outra por conta das próprias oferendas, como disse, diferente de outras cachoeiras em que encontramos apenas frutas e cachaça ofertadas, essa cachoeira tinha chapéu, roupas e afins.

3)    Se sua idéia é fazer pic nic desista, não tem condições. Não tem espaço para tal, as poucas partes planas têm oferendas

 

Se eu recomendo: Sim, eu recomendo, a cachoeira é linda e de fácil acesso, o clima é muito gostoso, diferente, por exemplo, da cachoeira do Putin em Guararema. Não se gasta muito para chegar e é de fácil acesso até para os mais sedentários ou com alguma pequena dificuldade de locomoção.

Boa Trip!

Contato