Cachoeira do Putim - Guararema

27/08/2017 08:14

No dia 26/08/2017 resolvi tomar um banho de cachoeira uma vez que fazia um tempinho que não me banhava nas águas doces. O destino escolhido foi a Cachoeira do Putim que fica localizada na estrada que vai de Guararema à Santa Branca. Sem mais delongas vamos começar o relato.

Encontrei com o Paulo, um camarada de longa data na estação da Luz às 7 da manhã. Nosso primeiro destino seria a estação de Estudantes, local onde sai o ônibus para Guararema. Sem atrasos pegamos o trem com destino a Guaianazes e de Guaianazes trocamos de trem com destino a Estudantes. Uma vez em Estudantes desembarcamos sentido a rodoviária e sem maiores problemas encontramos o ponto de ônibus para Guararema. A linha é a 208, valor de R$4,55 e o trajeto durou 40 minutos. 

As 9:30 já estávamos em Guararema, um município pequeno, com jeitão de interior as margens do rio Paraíba do Sul. Tomamos um café na "alameda" e seguimos a rua principal da cidade até a estação ferroviária de Guararema. A estação conta com um pequeno museu com relíquias do início do século passado e uma bilheteria que vende passeios de Maria Fumaça que vai de Guararema até a estação vizinha de Luis Carlos. O valor é de R$55, porém, como não era nosso objetivo apenas demos uma olhada no museu e partimos em destino a cachoeira do Putim.

Atravessando a linha do trem, basta seguir reto pela Av.Dr Falcão. Não tem segredo nenhum, continue nessa avenida por todo o caminho. Ela ira fazer algumas curvas e em todas as bifurcações basta seguir por ela e não terá segredo. Em um momento ela irá se tornar uma estrada municipal Dr. Hércules Campagnoli. 

Na estrada municipal a marca de que a cachoeira está próxima será o condomínio Alpes de Guararema. Não tem como não ver. Pouco tempo após passá-lo terá um portão amarelo trancado, alguns metros a frente um novo portão amarelo, porém este estará aberto. É nesse portão a entrada para a cachoeira, por uma estradinha de terra. Basta seguir pela estradinha, haverá uma curva para a esquerda, outra pela direita, uma subida e pronto, você chegou à cachoeira do Putim.

A cachoeira: Na parte mais alta existe uma parede feita pelo homem, provavelmente com o intuito de represar água na parte de cima. As águas que formam a queda da cachoeira passam por um buraco na parede. Também existem diversas oferendas com frutas, cachaça e até dinheiro. Na parte um pouco mais abaixo fica a melhor parte da cachoeira, o poço para banho e a pedra que escorrega. A cachoeira não tem muito mais do que isso. Gostariamos de ter explorado um pouco mais o local, porém não nos sentimos seguros uma vez que chegou uma rapaziada virada da balada atrás de dinheiro das oferendas para comprar droga, e isso não é pré- julgamento já que eles falavam em alto e bom som. 

Observações: A cachoeira é suja, aliás, muito suja. Garrafas quebradas, muito lixo e a água não têm um aspecto dos mais limpos. Eu não aconselho ninguém a ir, temos cachoeiras mais limpas e melhor freqüentadas tão próximo a SP quanto Guararema, porém se o propósito é conhecer um lugar que nunca tenha ido então vale a pena. 

https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=19411591

 

Contato