Cachoeira da Fumaça - Serra do Mar.

18/02/2017 10:13

A cachoeira da Fumaça está localizada na Serra do Mar entre o município de Rio Grande da Serra e o distrito de Paranapiacaba. Para acessá-la é necessário percorrer aproximadamente 6km de trilha que tem inicio no KM 45 da rodovia SP 122.

Como chegar no inicio da trilha: É necessário seguir de trem até a estação Rio Grande da Serra pela linha 10 Turquesa da CPTM (Brás-Rio Grande da Serra) “R$3,80”. Ao desembarcar em Rio Grande da Serra é preciso sair da estação, atravessar os trilhos, virar a direita e aguardar o ônibus para Paranapiacaba R$4,20. Uma vez no ônibus peça ao motorista para desembarcar no ponto da Cachoeira da Fumaça que fica no KM 45 da estrada que liga Rio Grande a Paranapiacaba. É importante estar atento, pois, no KM 43 existe outra trilha que leva ao Lago de Cristal. De carro é necessário deixa-lo estacionado em Rio Grande ou em Paranapiacaba e seguir de ônibus até o inicio da trilha já que próximo não há nenhum lugar para estacionar.

Para identificar o inicio da trilha, o melhor ponto de referência é uma torre “antena” com vários tênis pendurados. Estando na trilha certa, após os primeiros passos você irá chegar nessa torre. Ao passar por ela começa o trecho molhado “pantanoso” da trilha. O trecho é plano, porém é lama e água podre que não acaba mais “parece esgoto” e não tem para onde fugir. Em alguns pontos chega a afundar até as canelas nessa água putrificada. O caminho segue assim até a famosa valeta que nada mais é do que uma fenda em meio a dois paredões e como não poderia deixar de ser, passagem obrigatória e por dentro da água. Nesse ponto a água já não lembra a sujeira inicial, já é possível perceber que é água com barro o que torna a caminhada mais tranqüila “psicologicamente”. Nesse trecho nos paredões pudemos avistar alguns ninhos de animais, então toda atenção é fundamental para evitar acidentes.

Após a valeta o terreno muda. As copas das árvores fazem uma bela sombra e a trilha se torna um caminho aprazível. Você irá cruzar algumas vezes riachos e o rio. Ao cruzar uma parte mais larga do rio, a trilha continua logo a frente e levará você a bifurcação que pode fazer com que você se perca. No dia que fomos havia uma faixa amarela fechando a parte da trilha que iria para o caminho errado e uma placa branca feita com folha de sulfite plastificada informando sobre o lixo. Não tem como, estando na trilha principal haverá uma trilha em T saindo para a direita, é bem nítido, esse é o caminho a ser seguindo, “à direita”.

Após a bifurcação você irá passar um pequeno riacho e em poucos minutos estará na prainha. Nesse ponto haverá um banco de areia, uma pequena queda d´água e a água alcança a altura do peito. Subindo por uma pequena trilha atrás do banco de areia existe duas clareiras onde é possível montar aproximadamente 4 barracas.

A partir desse ponto você terá a opção de seguir a trilha por dentro do rio ou continuar pela trilha a qual você chegou nesse ponto. Pelo rio é mais longe, molhado e você passará batido pelo primeiro mirante. Seguindo pela trilha, ela vai costeando o rio pelo lado esquerdo “o rio a direita sempre”. O trecho é bem fácil de fazer, ao lado em alguns momentos o barranco do rio fica bem alto, porém a trilha é larga o suficiente para não ter riscos de acidentes. Nessa trilha, em um determinado momento haverá outra bifurcação. Seguindo reto descerá para o rio e terá acesso direto a primeira cachoeira. Virando a esquerda você terá acesso ao primeiro mirante. Vale a subida e depois basta seguir a trilha do próprio mirante descendo que em menos de 5 minutos você chegara à primeira cachoeira.

A primeira cachoeira: Tão linda quanto às outras duas em que você passará por essa trilha. Você chegará e estará em seu topo e para descer existe um caminho entre os barrancos do seu lado direito. A descida não é complicada, basta ter atenção para não escorregar.  A cachoeira deve ter 15M de altura e a queda da água é bem forte propiciando uma bela massagem. Partindo dessa cachoeira o caminho é pelas pedras e terá que atravessar algumas árvores caídas. Ao término do caminho de pedras uma nova trilha surgirá, trilha essa que terá como ponto culminante uma bifurcação. Na verdade o rio vai para a esquerda e para a direita. A esquerda é o topo da cachoeira da fumaça, a direita outra cachoeira que vale muito a pena ser acessada.

Segunda cachoeira: 5 minutos a frente da bifurcação do rio você irá ter acesso a essa cachoeira. Com aproximadamente 30M de altura e com vários patamares que formam piscinas naturais, essa cachoeira é a mais gostosa para banho justamente por essas formações que mais parecem uma Jacuzzi em meio a natureza. Com bastante cuidado é possível escalaminhar até o topo da cachoeira e ter uma vista fantástica da Serra do Mar “a imponência verde com flores rosa”.

Cachoeira da fumaça: Seguindo a bifurcação pela esquerda e andando por dentro da água você chegará ao topo da cachoeira da Fumaça. A primeira visão será a cidade de Cubatão e com o dia claro até a cidade de Santos é possível ser vista. Ao se aproximar da queda “com muito cuidado”, toda a força da cachoeira irá se mostrar com sua queda de aproximadamente 70M divididos em vários patamares. No topo da cachoeira ainda existe duas áreas seguras para banho, uma mais acima logo que se chega, e outra após a primeira queda pequena onde forma um lago.

Para acessar os patamares inferiores: Olhando para o mirante, ao seu lado esquerdo você perceberá uma trilha que sobe e beira o precipício. O caminho é aquele, ou seja, irá subir um pequeno trecho por ele e depois começar a descida. Ela beira a cachoeira de um lado até sua base e do outro lado barranco, ou seja, qualquer escorregada pode vir a se tornar um acidente grave. Em caso de chuva nos dias anteriores é melhor não arriscar esse caminho. Descemos até o patamar do meio o que já propiciou uma visão mais aberta do mirante, porém não é um lugar propicio para banho, se a finalidade for essa o melhor é ficar no topo da cachoeira.

Trilha: 6,05KM feito em 3H.14Min.53S

Na volta por não pararmos em lugar nenhum fizemos em 1 Hora.

Obs: Leve roupas para a volta; Leve algo para comer na trilha; Cuidado com os animais; Não saia da trilha principal; Cuidado ao descer e subir as cachoeiras, o caminho não é fácil e requer experiência.

A trilha que desce da Fumaça dá acesso a Garganta do Diabo e Vale da Morte, o que ficará para a próxima trip.

Boa Trip!

Galeria de fotos: Cachoeira da Fumaça - Serra do Mar.

Contato